35º aniversário da FAP
Na passada segunda-feira, dia 8 de julho, a Federação Académica do Porto comemorou o seu 35º aniversário no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos. O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e, juntamente com as 26 associações de estudantes federadas, assinalou mais um importante capítulo na história da FAP, recordando o percurso feito em prol da Juventude, Educação e Ensino Superior.
Durante a intervenção, Francisco Porto Fernandes, presidente da FAP, salientou o enorme compromisso de representar os mais de 70 mil estudantes da Academia do Porto: “os problemas, todos sabemos que existem, mas na FAP procuramos sempre a solução, porque só assim melhoramos a vida dos estudantes e dos jovens”. A crise na habitação, a emigração jovem qualificada, o crescimento dos extremos nacionalistas e a guerra foram os temas centrais abordados ao longo do aniversário que, como refere o presidente da FAP, apesar de ser um “dia de celebração, deve ser também dia de refletir sobre o país e o mundo”.
Ainda no evento, foi apresentado oficialmente o Think Tank da FAP, "Pensar (N)a Academia, que tem como meta principal formular propostas de políticas públicas em Portugal. O projeto pioneiro da FAP é composto por oito jovens especialistas que, com base na investigação, pretendem refletir sobre as necessidades dos jovens e estudantes do Ensino Superior, apresentando resultados que reflitam sobre o panorama nacional.
Sob o lema “Por uma prioridade na Educação”, que caracteriza a FAP desde a sua fundação em 1989, o aniversário da FAP contou com a entrega do galardão Diogo Vasconcelos, que vai já na sua 4ª edição. Este ano, a medalha foi atribuída ao Jornal de Notícias, que, como explica o presidente da FAP, “num país tão centralizado como Portugal, é o único diário nacional feito a partir do Porto sendo a voz do Norte e, por isso, também da Academia do Porto”. “Mesmo nos períodos mais conturbados, tem sido um bastião da informação, comprometido com a missão de informar e assegurar a liberdade e pluralidade informativa”, frisa Francisco Porto Fernandes.
Para além das associações de estudantes e do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, o aniversário foi assinalado junto de ex-dirigentes, parceiros, órgãos de gestão das diversas Instituições de Ensino Superior e ilustres convidados. Francisco Porto Fernandes deixou, ainda, o plano traçado para os próximos 35 anos da FAP: “por um Ensino Superior equitativo e de qualidade, por um Portugal que não seja exportador de talento, por um Portugal para os jovens e futuras gerações”.