História
FAP - por uma prioridade na educação.
A Federação Académica do Porto (FAP), fundada em 1989, é o interlocutor representativo da maior Academia do país. A sua criação marcou uma nova fase na evolução do movimento associativo, com a FAP a assumir-se como o organismo coordenador da causa estudantil e a construir os meios para a união das suas diversas associações. Desde aí, o associativismo no Porto ampliou-se, gerou efeitos dinâmicos e formalizou a sua ação, com impactos extremamente positivos na melhoria qualitativa do Ensino Superior e da Sociedade. A Instituição é constituída por 26 Associações de Estudantes, fiéis depositárias dos interesses dos seus quase 80.000 estudantes, integrando os quatro subsistemas de Ensino Superior existentes em Portugal: Universitário Público, Politécnico Público, Ensino Particular e Cooperativo e Ensino Concordatário.
Enquanto agente político, a FAP sempre procurou, de forma séria e responsável, proteger as ambições daqueles que representa. Ao longo dos anos, a Instituição tem desenvolvido um exercício profundo, tanto a nível nacional como internacional, que tem conduzido o Ensino Superior Português a uma qualidade, também ela, de grau superior. O trabalho da FAP é suportado por um modo de atuação sustentado na apresentação de soluções, mesmo quando simultâneas com a identificação do problema, e por uma vontade incessante da construção de diálogos com todos os emissores que possam ser benéficos, e beneficiar, numa relação com a Academia do Porto.
Ao longo da sua evolução, a política educativa passou a estar acompanhada da intervenção social e da ação cultural. Também, da promoção da atividade desportiva, do estímulo ao empreendedorismo e da preocupação com a empregabilidade e com o emprego. Hoje, a FAP é uma estrutura de representação geracional.
A par, é um verdadeiro pólo dinamizador da cidade do Porto e sua Área Metropolitana, assumindo, também, o papel de embaixadora da região.
A sede da FAP situou-se inicialmente na Rua Miguel Bombarda, em edifício cedido pela Reitoria da Universidade do Porto, tendo-se transferido no ano de 1997 para instalações próprias. Atualmente, fica na Rua do Campo Alegre 627, integrada num dos principais Pólos Universitários da Academia. Motivo de orgulho, a sede da Federação nasceu de um concurso promovido para estudantes de Arquitetura. Espelho de um movimento associativo dinâmico e interativo, é um espaço de trabalho, convívio e de abertura à comunidade.
Lembramos o fundador da FAP, Diogo Vasconcelos, que faleceu em julho de 2011. As saudades são eternas…