Queima das Fitas do Porto 2025 reforça investimento em segurança e na prevenção de comportamentos de risco

A Federação Académica do Porto (FAP) reforçou o investimento em segurança e na prevenção de comportamentos de risco para a edição de 2025 da Queima das Fitas do Porto, que se realiza de 3 a 10 de maio no Queimódromo.

Com vista a assegurar o bem-estar de todos os participantes, a FAP investe mais de 30% do orçamento do evento em segurança garantindo a presença de aproximadamente 500 efetivos entre PSP, segurança privada e bombeiros, a que acresce o acompanhamento nas torres de segurança e os sistemas de vídeo-vigilância que cobrem todo o recinto. Paralelamente, está assegurado o apoio médico e psicológico, através de um posto médico permanente e de um número de emergência ativo 24 horas por dia.

Destaque também para a Comissão de Prevenção de Comportamentos de Risco (PCR), composta por cerca de 70 colaboradores com formação específica em primeiros socorros psicológicos, violência de género, assédio e consumo de substâncias psicoativas. Identificados com casacos laranja, estes elementos circulam, de forma próxima e acessível, pela Queimódromo ao serviço dos estudantes. No recinto, o espaço “Abrigo-(te)” conta com o apoio de psicólogos para prevenir comportamentos de risco e dar resposta rápida e adaptada a episódios de violência.

Acresce ainda que todos os envolvidos no evento – desde as equipas das barraquinhas aos voluntários – recebem formação obrigatória em áreas como a redução de riscos, primeiros socorros psicológicos e prevenção da violência, garantindo uma resposta informada e coordenada em diferentes frentes.

Ao nível da sensibilização, a FAP tem a decorrer a campanha “Queima Segura”, com ações de comunicação nas redes sociais e posteriormente no recinto, reforçando a importância da responsabilidade individual e coletiva, promovendo uma cultura de respeito, cuidado e intervenção segura.

De 3 a 10 de maio, a festa maior da academia portuense faz-se ao som dos concertos de Clean Bandit, WIU, Lukas Graham, Milky Chance, Vini Vici, Jovem Dionísio, Plutonio, Bispo, Van Zee, Hybrid Theory, Quim Barreiros,  Rosinha, Mizzy Miles, Dillaz, T-Rex, Miguel Luz, Nininho Vaz Maia, Dealema e muito mais.