Apresentação
A Educação e o Futuro Sustentável apresentam-se numa relação altamente simbiótica, podendo até assumindo um como uma eventual consequência de outro. A Educação é, na nossa ótica, uma pedra basilar para que possamos perspetivar um futuro com mais qualidade do que a que atualmente é perspetivado. Um futuro com mais equilíbrio social e económico, com condições ambientais que não comprometam o nosso ecossistema, com pessoas mais saudáveis e capazes de viverem mais tempo e com melhor qualidade e com prioridade em entregar um mundo melhor do que o que recebemos - um futuro sustentável, portanto.
O conceito de Educação está hoje assente numa educação verticalizada e com os horizontes esbatidos. É necessário desconstruir esse conceito, promovendo uma educação mais horizontal, com horizontes mais abertos e longínquos através de ações e mudanças aqui e agora.
Só com esta Educação, que passa também por toda a Educação não formal, muitas vezes a cargo das Associações de estudantes e dos seus/suas Dirigentes, que promove a competitividade e aposta na formação de cada um/a como um/a eventual líder e não faz uma seleção, muitas vezes utilizando critérios menos bons, de um/a ou outro/a jovem, negligenciando toda a potencialidade que cada um/a tem na sua singularidade.
Um futuro sustentável, acreditamos, é fruto de uma educação de excelência.